O esquema de guerra da Globo para retomar as gravações de novelas

O martelo não foi batido sobre a data exata, mas a Rede Globo trabalha e deseja retomar as gravações de suas novelas no dia 13 de julho. Há um grande exercício entre direção, produção e autores para estabelecer novos protocolos sanitários, mantendo a linha de produção e preservando a saúde da equipe. Algumas normas já foram estabelecidas do que será o novo normal. Evitar ao máximo o uso de figurantes, por exemplo. Quase tudo deverá ser gravado dentro do Projac, não em locações externas para não precisar fazer deslocamentos.

Estuda-se pedir aos atores que levem a própria maquiagem de suas casas e será restrito o número de pessoas dentro do estúdio de gravação. Ainda não se sabe se todas as novelas voltarão a gravar de uma vez só. A primeira a retomar será Amor de Mãe. O esperado é que seja de forma escalonada, colocando em prática o protocolo e fazendo eventuais ajustes caso necessário. O ponto mais crucial se dá sobre o contato físico entre os personagens. Beijo e abraço são fundamentais em uma teledramaturgia, e eles devem ser mantidos. Mas agora de forma mais comedida. Os autores estão quebrando a cabeça para reescrever cenas com o menor contato físico possível, sem prejudicar o andamento da trama.

Como a pandemia afeta crianças e adolescentes, a delação que ameaça Witzel e mais. Leia na edição da semanaReprodução/VEJA

Fornecedores serão avisados nas próximas semanas sobre as novas regras sanitárias. “Nossos criadores foram convocados a repensar a forma de escrever e de realizar para lidar com diferentes limitações, que vão impactar tanto a narrativa quanto os recursos de produção. As recomendações de cuidados valem para todas as etapas de produção, da pré-produção à atuação nos sets de gravação, incluindo logísticas de transporte, alimentação e regras para fornecedores, entre outras”, escreveu a Globo em comunicado.

Procurado por VEJA, a equipe de comunicação da Globo enviou a seguinte resposta:

Continua após a publicidade

O nosso planejamento conta com vários cenários possíveis para o retorno das gravações de dramaturgia. E o mês de julho está entre essas possibilidades. Sobre o protocolo de segurança: mesmo sem uma data definida ainda para o reinício das gravações, a Globo se adiantou e desenhou um Protocolo de Segurança para a retomada das atividades nos Estúdios Globo. Ele foi criado através da avaliação de protocolos globais, reunindo as nossas práticas às da indústria do audiovisual de vários países.

Nossos criadores foram convocados a repensar a forma de escrever e de realizar para lidar com diferentes limitações, que vão impactar tanto a narrativa quanto os recursos de produção. As recomendações de cuidados valem para todas as etapas de produção, da pré-produção à atuação nos sets de gravação, incluindo logísticas de transporte, alimentação e regras para fornecedores, entre outras. Depois de conhecer as práticas adotadas no protocolo desenhado pela Globo, autores e diretores vão se reunir para avaliar a melhor solução para cada obra. As novas orientações também estão sendo apresentadas ao elenco.