Morre a fotógrafa Vania Toledo aos 75 anos

A fotógrafa Vania Toledo morreu nesta quinta-feira (16) aos 75 anos. Ela estava internada na Santa Casa e teve complicações provenientes de infecção urinária, segundo a irmã dela Maria Goretti.

Vania nasceu em Paracatu, Minas Gerais, em 1945. Mudou-se para São Paulo em 1961, onde estudou Ciência Sociais na Universidade de São Paulo. Começou na fotografia como amadora e ficou conhecida por ser pioneira em registrar a noite da cidade.

Trabalhou na Editora Abril entre 1969 e 1979 e suas fotos estiveram em veículos como CLAUDIA e VEJA, além de Vogue, Interview, IstoÉ, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Time e Life. Também produziu capas de livros, discos e calendários. Nos anos 1980, foi ousada a retratar nus masculinos e, nos anos 1990, femininos.

Em fevereiro deste ano, VEJA São Paulo contou como foi a produção de uma foto icônica da artista, que tinha como foco a atriz Fernanda Montenegro.

Continua após a publicidade

O filho Juliano postou uma mensagem de despedida no Facebook pela manhã. “E com muita dor, mas muita dor que venho comunicar O falecimento da minha mãezinha querida assim que souber detalhes do velório e e da cerimônia de cremação eu posto aqui???! Voaaa mamãe?!!!Te amo infinito!!!”

E com muita dor, mas muita dor que venho comunicar O falecimento da minha mãezinha querida assim que souber detalhes do…

Posted by Juliano Toledo on Thursday, July 16, 2020