Projeto fotográfico traz referências positivas sobre a cultura africana

Na música África Brasil (1976), mais conhecida como Zumbi, o cantor e compositor carioca Jorge Ben Jor revisita regiões de onde vieram homens e mulheres que foram escravizados no Brasil e em outras colônias do continente americano: “Angola, Congo, Benguela / Monjolo, Cabinda, Mina / Quiloa, Rebolo / Aqui onde estão os homens / Há um grande leilão”. Rota semelhante foi feita no Projeto Sankofa, realizado por Fraga, fotógrafo carioca que mora em São Paulo, e Maurício Barros de Castro, escritor e pesquisador que vive no Rio de Janeiro. Ao todo, foram produzidas mais de 4 000 fotografias, fruto de uma viagem de dois meses feita em 2014. Eles passaram por nove países africanos: Angola, Benin, Cabo Verde, Gana, Guiné-Bissau, Moçambique, Nigéria, Senegal e Togo. “Sou afrodescendente, uma mistureba de portugueses, indígenas e negros. Com o passar do tempo, fiquei muito curioso para saber como ficou meu primo, que permaneceu do outro lado do oceano, quando nossa família foi separada”, explica Fraga, sobre sua motivação.

Cesar FragaDivulgação
Cesar FragaDivulgação
Cesar FragaDivulgação
Cesar FragaDivulgação

A forma como o fotógrafo apresenta a empreitada deixa o caminho mais limpo para entender suas intenções. “Parto da premissa de que todas as mazelas sociais do meu povo, inclusive contemporâneas, já estão expostas. Venho então para fazer o contraponto. Quero trazer referências positivas, informações sobre príncipes e princesas da África, bem como cores e sabores que nos ajudem a construir a autoestima de crianças, jovens e adultos pretos.”

+Assine a Vejinha a partir de 6,90

Sankofa tem rendido mais frutos do que a dupla previa. A iniciativa se desdobrou em um livro em 2014, chamado Do Outro Lado do Atlântico (240 páginas, R$ 80,00 a versão impressa), uma exposição na unidade carioca da Caixa Cultural, em 2016, e agora um documentário homônimo, veiculado no canal por assinatura Prime Box Brazil e dividido em oito episódios, que serão em parte reprisados neste mês de julho.

Continua após a publicidade

> Sankofa — A África que Te Habita

Canal Prime Box Brazil. Episódio 2: sábado (18), 8h30; segunda (20), 12h; terça (21), 10h. Episódio 3: sexta (24), 20h30; sábado (25), 8h30; segunda (27), 12h10; terça (28), 10h10. Episódio 4: sexta (31), 20h30.

O QUE ACOMPANHAR SEM SAIR DE CASA

Olá, Paris!

Continua após a publicidade

Uma das alas do museu do Louvre, a Denon, pode ser visitada em um vídeo, que você acessa aqui: tinyurl.com/ y9sa9xua

Estante da arte

Leda Catunda tem a obra revisitada em Tempo Circular (Cobogó, 256 páginas, R$ 130,00)

No Instagram

Continua após a publicidade

@raylandermartis traz textos, obras e reflexões da artista mineira

Publicado em VEJA SÃO PAULO de 22 de julho de 2020, edição nº 2696.